sexta-feira, 15 de junho de 2018

Orestes participa das comemorações do “Dia da Artilharia” e homenageia o Marechal Mallet

Ver. Dr. Orestes Miraglia (SD)-(Fotos Ailton Lima)


Ailton Lima

Busto de Mallet
O vereador Dr. Orestes Miraglia (SD), foi convidado pelo comandante do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC), Tenente Coronel de EB, Genésio Souza Junior, para participar efetivamente da solenidade oficial em comemoração ao “Dia da Artilharia”, nesta sexta-feira (15), e efetuou uma homenagem exaltação ao patrono da Arma de Artilharia do Exercito Brasileiro: Marechal Emilio Luiz Mallet, falecido em 02 de janeiro de 1886, no Rio de Janeiro (RJ), aos 84 anos.

O vereador que também é ex-militar do exército, e foi o único civil a participar diretamente da solenidade militar, já foi condecorado com a Medalha: “Amigo do Comando Militar do Oeste” em 22/10/2009, honraria ofertada pelo então Comandante do CMO, General de EB, Renato Joaquim Ferrarezi, na sede da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá (MT).

Durante o evento, Orestes com sua voz marcante de experiente radialista que é, realizou uma breve reconstituição dos fatos mais determinantes da vida do Patrono da Artilharia Brasileira, envolvendo seus atos de bravura e determinação a frente dos grupos de guerra, nos diversos conflitos armados em que esteve ‘peleando’, e fazendo do Exército Brasileiro, vencedor!

Civis convidados para a solenidade
Durante sua fala na exaltação à memória do Patrono da Artilharia, o ponto alto aconteceu num sincronismo espetacular com os militares de armas do evento, quando o orador Orestes num brado forte, assim falou: “EM SUA HOMENAGEM COMANDANTE... FALA CANHÃO!” E o tiro de salva ressoou provocando emoção na plateia civil e militar que acompanhava a solenidade.

As comemorações do Dia da Artilharia contou com a presença do General de Brigada, e Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Fernando Dias Herzer, e foi abrilhantada pela Banda Marcial do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (44ºBIM) de Cuiabá-MT. O prefeito municipal José Carlos Junqueira de Araújo - Zé do Pátio esteve presente e assistiu a solenidade ao lado dos comandantes no palanque de autoridades.


O vereador e radialista foi muito cumprimentado pelos militares pela brilhante apresentação do texto de exaltação a Mallet.


Ao final do evento, os convidados foram recepcionados com um almoço servido no refeitório do Quartel do 18ª GAC.