domingo, 1 de janeiro de 2017

Reviravolta na Câmara elege Rodrigo da Zaeli presidente



Ailton Lima

Uma reviravolta na Câmara Municipal acabou mudando os rumos das coisas no poder legislativo municipal que tinha como certa a eleição do vereador Hélio Pichioni para a presidente da casa.
Uma articulação política encabeçada por Rodrigo da Zaeli e Roni Magnani mudou totalmente a composição da mesa diretora que era dada como certa e reverteu a situação provocando a primeira derrota do prefeito no legislativo.

Na semana passada uma reunião entre o grupo dos 15, com apoio do prefeito Zé do Pátio, havia definido que a chapa “Rondonópolis um Novo Tempo” liderada por “Pichioni faria a mesa diretora elegendo-o presidente do legislativo para o biênio 2017-2018.

Todavia, ontem (31/12) uma nova articulação politica acabou virando o jogo, com a mudança de lado de alguns veadores que já haviam se comprometido com o projeto do prefeito.

O que deveria ser favas contadas, acabou virando um pesadelo. Logo que chegaram numa van, na sede do Caiçara Tênis Clube (local da posse),  por volt das 7h40 o grupo foi duramente vaiado por populares e vereadores, que os chamavam de traíras e golpistas.

Quando o Mestre de Cerimônias começou a fazer a chamada dos novos vereadores para compor o plenário e dar posse aos parlamentares, as vaias retornaram após a menção dos nomes de cada vereador da chapa ligada a Rodrigo da Zaeli, principalmente Beto do Amendoim (PSL), cujo nome constava nas duas chapas.

João Mototáxi (PSL), Jailton do Pesque -pague e o próprio Rodrigo (ambos do PB), também foram muito vaiados. Para evitar mais constrangimento, pelo menos dois vereadores eleitos deixaram a sessão: foram eles: o professor Sidnei e Roni Magnan. Este último, era apontado como um dos articuladores da nova chapa “Transparência e Independência”.

Ao final a chapa liderada pelo vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB) saiu vencedora obtendo maioria de 11 a 10, e elegeu a mesa diretora para próximo biênio 2017-2018.

A nova direção da Câmara Municipal ficou assim composta: Presidente: Rodrigo da Zaeli, 1° vice, Beto do Amendoim, 2° vice Elton Mazetti,  1° secretário Fábio Cardozo, e , 2° secretário Cláudio da Farmácia.


Apesar de serem oposição,  em seus discursos, os novos diretores do poder legislativo, prometeram ajudar  o prefeito municipal nas questões importantes para o município.