sábado, 11 de fevereiro de 2017

Rodrigo da Zaeli: quer mais proximidade da Câmara com a população


Ailton Lima
Com pouco mais de 40 dias a frente do Poder Legislativo Municipal, o vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB), começa a mostrar o jeito de como pretende dirigir a Câmara Municipal nos próximos dois anos.
A reportagem do NMT conversou esta semana com o presidente, que assumiu a chefia da Câmara em meio a uma disputa acirrada, numa reviravolta política que deu muito o que falar. Mas, o vereador, já dá esse fato como águas passadas, ponto superado, e começa impingir sua marca de trabalho à frente do legislativo.
Com um discurso de parceria e imparcialidade, procurando a hegemonia entre os poderes, o presidente reafirma que a mesa diretora foi composta por pessoas que não disputaram as eleições na base do atual prefeito José Carlos do Pátio (SD). Alguns concorreram na base do candidato Rogério Sales (PSDB) e do ex-prefeito, Percival Muniz (PPS), Mas isso não quer dizer que serão oposição ao prefeito ou à cidade: pelo contrário!
Segundo Rodrigo a postura da mesa, será de imparcialidade e transparência, primando pela hegemonia entre os poderes e com uma conduta de respeito mútuo.
“Nós acreditamos que a Câmara tem que ter a sua opinião forte, e também, que a gente possa pontuar o que a sociedade espera, porque na verdade o prefeito foi eleito com mais ou menos 37% dos votos. Então, tem uma gama de eleitores na ordem de 63% que não votou nele! Então a gente tem também que respeitar essas opiniões, independente de em quem tenham votado. Então essa será nossa postura política”, explica.
Na questão gerencial administrativa da Câmara, o vereador repassa que pretende fazer um mandato se pautando por uma gestão bem transparente, e uma gestão limpa!
Ele lembrou que antes de sua posse houve duas antes, que praticamente passaram em branco, do ponto de vista de movimentação política, porque praticamente não houve embates e muito pouca participação popular.
Por isso, ele pretende aproximar cada vez mais a Câmara Municipal das comunidades, chegando mais perto dos eleitores, para que eles acompanhem mais de perto os trabalhos legislativos, participem e ajudem a construir a cidade que todos querem e merecem.
Para tanto, o presidente já está trabalhando num projeto desenvolvido ainda na gestão anterior, mas, que ainda não havia saído do papel, que é a criação da Escola Legislativa da Câmara Municipal; e que ele espera, esteja em pleno funcionamento no mais curto espaço de tempo possível.
Com essa Escola o presidente pretende oferecer cursos de ações parlamentares aos vereadores e seus assessores, trazer a sociedade para participar e conhecer o que realmente significa, e o que representa a casa de leis para a população, entre outros aspectos.
Do ponto de vista de dar mais visibilidade aos trabalhos parlamentares, o novo presidente já ampliou os canais de divulgação que antes se resumiam, às transmissões radiofônicas e via TV a Cabo, e as publicações na imprensa, para as redes sociais, através da Página da Câmara no ‘Facebook e no Youtube”.
Das quatro sessões ordinárias realizadas até agora, as duas ultimas já foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais. Dadas às facilidades de quase todo mundo hoje em dia possuir um 'smartphone', as pessoas já podem assistir e acompanhar ao vivo as sessões por estes mecanismos digitais. O presidente ressalta ainda, que todas essas facilidades estão sendo desenvolvidas sem nenhum custo adicional para a Câmara Municipal.
CÂMARA ITINERANTE
Outra novidade que Rodrigo da Zaeli pretende implementar será o projeto da Câmara Itinerante, que deve levar as sessões para os bairros, tornando-as mais próximas das comunidades.
Hoje em dia o poder legislativo já conta com o projeto ‘Gabinete Itinerante’, mas ele quer mais; quer levar as sessões ordinárias, para junto das pessoas, para que elas conheçam, e participem mais das decisões dos destinos da cidade.
Rodrigo já está realizando estudos de custos orçamentários, para poder implementar o projeto ‘Câmara Itinerante’ que já existe há cerca de três anos no papel, mas, não havia sido implementado.
Para isso, ele precisa garantir a qualidade das sessões, bem como a segurança jurídica do processo legislativo. “Nós precisamos garantir que quando fizermos uma sessão fora da casa, não percamos a transparência, e nem prejudique as transmissões e a possibilidade das pessoas acompanharem e dar oportunidade das pessoas estarem mais perto do poder legislativo”, ressalta.
Sobre os debates mais acalorados ultimamente no parlamento, o presidente os considera normais, pois fazem parte do sistema democrático, onde cada grupo defende suas ideias, seus projetos, seus interesses políticos! “Eu vejo sempre de forma positiva! Quanto mais o assunto é debatido, mais fácil se chega a um consenso, a uma conclusão! Já pensou se todo mundo tivesse a mesma ideia ou fosse direcionado para o mesmo lugar?, as chances de errar, seriam muito grandes! Mas quando a gente tem discussão de ideias, de pontos de vista, de valores e, de conceitos, a gente vai aprendendo mais, e consegue elaborar melhor os projetos”, explica.
Rodrigo ressalta ainda que no parlamento existem grupos com rivalidades politicas definidas, com cada um querendo defender seu lado; onde o grupo que entrou no poder tenta atribuir responsabilidades a quem saiu e, quem saiu, procurando se defender! Mas que isso é perfeitamente natural no processo politico, bem como, no parlamento, onde essas discussões, invariavelmente serão debatidas e discutidas.
“Aqui cada um tem seu posicionamento político, e é legitimo que cada um defenda o seu! Eu também tenho o meu, e isso faz parte do processo democrático, e fortalece a democracia”, finaliza.