sábado, 24 de dezembro de 2016

Acordo politico define chapa que vai disputar mesa diretora da Câmara


Ailton Lima

Um reunião politica entre os novos vereadores eleitos que promete ser a base de sustentação do prefeito eleito José Carlos do Pátio se reuniu na tarde deste sábado (24), véspera de Natal e definiu a composição da chapa: ‘Rondonópolis um novo tempo”, que vai disputar a futura mesa diretora do poder legislativo para o biênio 2017/2018.

Ata-votação-mesa-diretora

Ata da reunião que definiu a futura mesa diretora

Pelo acordo definido em ata assinada por todos os presentes, o vereador Helio Pichioni (PSD) foi indicado para o cargo de presidente.

Como primeiro vice-presidente o nome escolhido foi o do vereador Adonias Fernandes (PMDB). Esse apoio do partido já havia sido definido com o cacique da agremiação Carlos Bezerra em recente encontro entre o prefeito Zé do Pátio e o deputado.

Na verdade o futuro prefeito vem construindo uma base de sustentação e um alinhamento politico necessário para dar governabilidade e receber os apoiamentos deque vai precisar para administrar cidade pelos próximos quatro anos

Depois da interferência direta do prefeito na definição do grupo, o nome de Vimar Pimentel (SD) foi escolhido como primeiro-secretário. O vereador eleito Beto do Amendoim acabou ficando como 2º vice, enquanto Roni Cardoso (PRTB) foi indicado como2º Secretário.

Na verdade, três nomes despontavam na disputa da presidência da casa: Rodrigo da Zaeli (PSDB), Héio Pichioni (PSD) e Juari Miranda (SD).

Como o nome de Hélio Pichioni era do agrado do prefeito Zé do Pátio e ainda contava com o apoio direto do deputado Nininho, apoiador da candidatura  de Pátio seu nome encaixou fácil.

Considerado muito ponderado o vereador Pichioni  está na Câmara Municipal desde a 12ª Legislatura – compreendida entre 2001 e 2004.

Depois foi sendo reeleito sucessivamente para a 13ª Legislatura –2005 a 2008; 14ª Legislatura –2009 a 2012
tendo sido eleito  presidente da Mesa Diretora no biênio (2009/2010). Depois o médico foi novamente eleito para a atual Legislatura (15ª) – de 2013 a 2016 e reeleito para a 16ª Legislatura  que começa em 01/01/2017 e vai até  31/12/2020.

Por esse acordo firmado pelo grupo de apoio ao futuro prefeito, o nome de Pichioni foi indicado para assumir  a presidência da casa nos dois primeiros anos da 16ª legislatura.

A posse dos eleitos; tanto prefeito, quanto vereadores, vai acontecer no próximo dia 1º de janeiro, numa cerimônia solene nas dependências do Caiçara Tênis Clube.