quarta-feira, 13 de abril de 2016

IMPEACHMENT: Dos 81 senadores, 42 já acenam favorável ao afastamento da presidente



Redação/O Estadão

Levantamento efetuado pelo Jornal ‘O Estado de São Paulo’ mostra que já há 42 senadores favoráveis à abertura de processo por crime de responsabilidade contra a Presidente Dilma Roussef, e 17 os que se declararam contrários.

Dez parlamentares se disseram indecisos. Oito não quiseram responder e quatro não foram encontrados.

Para que o processo seja admitido e aberto são necessários 41 votos.

Com a aprovação do relatório na Comissão de Impeachment, e abertura do processo será votada nesse domingo (17). Se a Câmara aprovar o relatório de Jovair Arantes (PTB/GO), o processo segue para o senado. Se for aceito na corte alta, Dilma será afastada d presidência até ser julgada pelo Senado da República, e o vice Michel Temer exerceria a presidência provisoriamente até a conclusão do processo de cassação, onde após esse fato seriam convocadas novas eleições, já que o mandato da presidente ainda se encontra na metade do tempo previsto de quatro anos.

Entre os senadores que se declararam indeciso há surpresas como Walteir Pinheiro (BA), recém saído do PT. Ha três peemedebistas que disseram não ter posição, o ex-ministro Edison Lobão (MA), que é investigado na Operação Lava Jato, e os paraibanos José Maranhão e Raimundo Lira.

Cristóvão Buarque (PPS/DF) e João Capiberibe (PSB/AP) também estão indecisos. Ambos pertencem a partidos pró-impeachment.

Fernando Collor (PTC/AL) e Jader Barbalho (PMDB/PA) não quiseram responder. O peemedebista é pai do Ministro Helder Barbalho, que permanece no comando da pasta de Portos. O segundo havia declarado na semana passada ser contrário ao afastamento.

Delator na Lava Jato e acusado de corrupção.

O ex-petista Delcídio do Amaral (MS), disse que votará pelo impeachment. 

Outra ex-petista Pró-afastamento é Marta Suplicy (SP). Dois peemedebistas anunciaram voto a favor de Dilma e contra Temer chegar à presidência: Roberto Requião (PR) e João Alberto (MA).

OXIGENAÇÃO: Delegado Claudinei Lopes assume hoje (13), Delegacia Regional de Rondonópolis


Foto: Ailton Lima
Redação/Assessoria - PJC-MT

O delegado Claudinei Souza Lopes foi nomeado para comandar a Regional de Rondonópolis, em substituição a delegada Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, que deixou a administração da unidade por tratamento de saúde.

A posse do delegado regional acontecerá nesta quarta-feira (13), às 16 horas, no auditório do Sest Senat, na Rua Goiás, s/n, bairro Vila Salmen, fundos da Sinagro, em Rondonópolis.

Lopes será responsável pela administração 14 unidades do polo regional, em conformidade com as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP). O delegado está há 15 anos na Polícia Judiciária Civil e trabalhou 14 deles na região Sul do Estado de Mato Grosso. Atuou nos municípios de Juscimeira, Jaciara e depois foi lotado em Rondonópolis na Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), Delegacia do Adolescente e por último estava na coordenação da 1ª Delegacia de Polícia.

O delegado disse que irá fortalecer o combate ao tráfico de drogas, que está relacionado à boa parte dos delitos ocorridos na região, principalmente os crimes contra o patrimônio e os homicídios. “Vamos combater o tráfico doméstico de drogas, com ações integradas com a Polícia Militar, e operações internas da Delegacia de Roubos e Furtos com 1ª DP, com o objetivo de diminuir os roubos, furtos e homicídios”, destacou.

O diretor do interior, Wilson Leite, destacou o trabalho desenvolvido pela delegada Divina Aparecida, com várias operações e casos esclarecidos na regional.

“Agradecemos por todo trabalho e empenho dedicado pela dra Divina a Regional de Rondonópolis, sempre parceira da Polícia Civil e da Segurança Pública”, disse.