sexta-feira, 9 de outubro de 2015

REFLEXOS DO CORTE: Em reunião com presidente da Fecomércio Neles defende manutenção do Sistema “S”


Redação/ Assessoria

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis Neles Walter Ferreira de Farias defendeu esta semana (8) a manutenção do Sistema “S” durante reunião com o presidente da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Hérmes Martins da Cunha, e diretor Regional do Serviço Social do Comércio Marcos Amorim, diante da proposta do governo federal de cortar verba do sistema.

Para Neles, os serviços ofertados pelo sistema como cursos, esporte, cultura e lazer são importantes para comerciantes e comerciários. Em Rondonópolis, o Sesc possui atrações culturais e esportivas com preços simbólicos melhorando a qualidade de vida das pessoas ligadas ao comércio e o Senac trabalha na qualificação profissional, sendo referência em muitos cursos e no trabalho com menores aprendizes.

“O sistema oferece serviços de qualidade e essenciais para o comércio, entendemos que é importante a manutenção dos mesmos na nossa cidade”, afirmou o presidente que trabalha pelo fortalecimento das entidades representativas do comércio.

Na oportunidade, também foram destacadas as iniciativas ligadas ao turismo como o hotel águas quentes em Juscimeira e o Sesc Pantanal que se tornaram referência nos serviços de turismo do estado.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis Almir Batista de Santana, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis, José Luiz Gonçalves Ferreira e demais diretores do sindicato e empresários da cidade. A reunião aconteceu na sede do Sindicato do Comércio Varejista.

PÁRA OU CONTINUA: Câmara fará audiência pública para discutir Rotativo Rondon na próxima terça (13)



Ailton Lima / Secom

A Câmara Municipal de Rondonópolis, atendendo a uma solicitação conjunta dos vereadores Ibrahim Zaher (PSD), Fabio Cardozo e Reginaldo Santos (ambos do PPS), realiza na próxima terça-feira (13), a partir das 19h no auditório Ulysses Guimarães, uma audiência pública para discutir a situação do Rotativo Rondon.

Suspenso temporariamente pelo prefeito municipal para uma avaliação técnica através de uma pesquisa de opinião publica, o Sistema de Estacionamento público remunerado, explorado pela Empresa Rotativo Rondon, vinha apresentando falhas e provocando descontentamentos entre os usuários, desde a sua implementação.

Para isso os vereadores estão convidando a sociedade organizada em geral, os clubes de serviços (Lions e Rotary), entidades organizadas da sociedade (ACIR, CDL, OAB, MAÇONARIA, URAMB, UNISSAL etc.), bem como, a população em geral (usuária do sistema), a participar da audiência.

Para um dos propositores do debate, vereador Reginaldo Santos, “o evento servirá entre outras coisas, para a comunidade se manifestar se é a favor ou contra a manutenção do serviço, debater a situação, identificar os pontos de conflitos, e no caso de se decidir pela manutenção, apresentar sugestões de mudanças e adequações para a melhoria do serviço”.

Na sessão da quarta-feira (7), os vereadores foram unânimes em defender a manutenção do serviço, até para preservar o emprego dos cerca de 180 trabalhadores. Mas, também foram unânimes ao afirmar que o serviço precisa de ajustes e readequações. Daí, a necessidade desta audiência pública para debater o assunto.

TRANSPARÊNCIA: Câmara de Rondonópolis ficou em segundo lugar em avaliação do TCE



Secom

A Câmara de Rondonópolis ficou em segundo lugar no estado de Mato Grosso em uma avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre os portais da transparência do estado, superando até mesmo a Câmara Municipal de Cuiabá. A informação foi repassada pela Secretaria de Comunicação.

“Além desta avaliação, foi analisado pelo TCE os serviços e atividades do legislativo, neste quesito, a Câmara de Municipal de Rondonópolis, cumpriu 80% dos itens referente às atividades legislativas”, disse o secretário de imprensa.

Também pela avaliação do Tribunal de Contas, referente a realização de audiências públicas e seus calendários, pautas e atas, em Mato Grosso somente a Câmara Municipal de Rondonópolis divulga as informações em sua integralidade.

De acordo com Hermélio Silva, Secretário de Comunicação, 30 municípios do estado passaram por estas avaliações sobre a Lei de Acesso à Informação. “Das 30 câmaras legislativas avaliadas, Rondonópolis obteve a segunda melhor pontuação, com 57,69% de atendimento ao total de itens avaliados. Rondonópolis e Sinop cumpriram 80% dos itens referentes às atividades legislativas. “Por determinação do Presidente da Câmara, Lourisvaldo Manoel de Oliveira – Fulô, através da Portaria 194/2015 passei a ser o responsável pelo Acesso à Informação e Transparência, com isso, procurei atender todas as normativas para atualizar o site da Câmara”, disse O secretário.