segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"AGORA HÁ POUCO" - Moradores ateiam fogo e carro explode durante protesto em São Paulo (SP)

Rua Luiz Migliano foi fechada e carro explodiu; ao menos 3 ficaram feridos.
Em ato por moradia, manifestantes querem pagamento de auxílio-aluguel.

Um protesto por melhores condições de moradia bloqueava totalmente a Rua Doutor Luiz Migliano, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 9h50 desta segunda-feira (7). Um carro explodiu em uma barricada que foi montada pelos manifestantes (veja ao lado o vídeo com o momento da explosão). 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, três homens ficaram feridos e foram levados ao Hospital Municipal do Campo Limpo. Por volta das 10h30, eles ainda passavam por uma avaliação médica. No horário, não havia informação sobre o estado de saúde das vítimas.
Já segundo os moradores, quatro pessoas ficaram feridas com a explosão. Um cinegrafista disse que, com o impacto, foi jogado para longe, mas não se feriu.

De acordo com os bombeiros, o carro tinha um sistema de biocombustível e, com a explosão, parte do cilindro caiu a cerca de 300 metros.

Parte do cilindro do biocombustível foi parar a 300 metros do local
A SPTrans informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as seis linhas que passam pela rua foram desviadas, mas não soube dizer para quais vias. A Rua Doutor Luiz Migliano liga as Avenidas Giovanni Gronchi e Francisco Morato e a CET recomenda que o motorista evite a região e utilize, como alternativa, a Avenida Guilherme Dumont Villares.

Por volta das 7h, cerca de cem manifestantes colocaram fogo em madeira, pneus e caçambas para interromper o tráfego em dois ponto da via, que fica na região da favela Portal do Morumbi.

Um carro foi tombado por manifestantes para que ele ficasse em uma das barricadas. Pouco depois, o veículo explodiu. Algumas pessoas, que estavam próximas à barreira, passaram mal e precisaram ser socorridas. O motorista conseguiu deixar o veículo.
Segundo os moradores, quatro pessoas ficaram feridas com a explosão, mas os bombeiros afirmaram que não socorreram ninguém.
Carcaça do carro que explodiu (Foto: Letícia Macedo/ G1)

Mais cedo, uma fumaça preta podia ser vista à distância e uma faixa foi colocada na rua e trazia a mensagem: “vandalismo é o que o governo faz com a gente. Cadê o auxílio-aluguel?”.

O protesto é realizado por três comunidades da região: Vila Praia, Olaria e Viela da Paz. Segundo moradores da Vila Praia, o auxílio-aluguel de 150 famílias está atrasado há dois meses e não passa por reajuste há dois anos. De acordo com a moradora Regina Célia Ribeiro, os moradores de Olaria também querem reajuste no auxílio-aluguel de R$ 300. 

O G1 procurou a Prefeitura para saber sobre o pagamento do auxílio-aluguel e até as 10h20 não havia se posicionado.

O auxílio-aluguel é pago pelo governo, normalmente, em caso de despejo ou incêndio em favelas.

Fonte: G1-SP

“BR-364” - Casal de Pedra Preta morre em colisão de gol com carreta

Final de tarde deste domingo (6), um violento acidente automobilístico envolvendo uma carreta e um veículo VW Gol de cor vermelha, na BR-364 sentido Rondonópolis-Pedra Preta, durante uma tentativa de ultrapassagem, resultou na morte no local do casal Jesus Ferreira de Freitas, de 63 anos de idade, e sua esposa, Maria de Carvalho Freitas, 58 anos. 

De acordo com a PRF, diante da violência do impacto, o corpo da passageira Maria de Carvalho Freitas, 58 anos, foi projetado para fora do veículo e arremessado no matagal às margens da rodovia.

Ainda de acordo com informações repassadas pelo motorista da carreta, Douglas Benedito da Silva, à PRF, ele seguia com seu veículo carregado pela BR 364, sentido Pedra Preta-Rondonópolis quando se deparou com o Gol tentando uma ultrapassagem forçada. Como chovia muito no momento ele não conseguiu desviar e acabou colidindo de frente com o gol.

A neta do casal, a menor Nayara de 12 anos de idade que ficou ferida no acidente, foi socorrida por uma unidade de resgate do Samu e encaminhada para o Hospital Regional para atendimentos médicos.

Devido ao acidente, o trânsito ficou lento e parcialmente interrompido no local, até a retirada dos destroços dos veículos.