quarta-feira, 14 de agosto de 2013

“41ª Exposul” - Torneio leiteiro já atinge metas de 50 kg e novilhas 1ª Cria surpreendem

Vaca Platina produziu 55 kg  de leite no primeiro dia de disputa
Um dos eventos mais importantes da 41ª Exposul, o tradicional Torneio Leiteiro (Juscelino C. Martins), está em sua 21ª edição, e conforme adiantado pelos organizadores, as primeiras performances obtidas nesta edição já estão surpreendendo as expectativas.

As duas primeiras ordenhas desta quarta-feira (14), abertura do campeonato, mostraram a vaca “Platina” largando na dianteira, com uma produtividade de 55 kg/leite no primeiro dia de competição.

Amanhã (15), segundo dia da disputa, as posições podem se alterar, mas as  vacas “Platina” e Mirtes, dos pecuaristas Antonio Carlos Dourado  da Fazenda Haras Dourado, e Ernando Cabral da Fazenda Balaio, ambas  do município de Rondonópolis,  prometem seguir na disputa quilo a quilo.
Vaca Platina saiu na frente

Na verdade, as principais concorrentes ultrapassaram a marca dos 50 kg estimada pelos organizadores para o torneio, produzindo 55,00  e 51,50 kg/leite respectivamente. Platina produziu 28,200 kg de leite pela manhã e 26,800 kg à tarde. E “Mirtes”, produziu 25,400 kg e 26,100 kg, totalizando 51,500kg

A disputa promete ficar ainda mais acirrada, já que a terceira colocada  a vaca “Cristina” também apresentou um bom desempenho ficando um pouco abaixo dos 50 kg, mas produzindo 46,300 kg. Na verdade, tudo pode acontecer, inclusive uma eventual e esperada reação por parte das demais concorrentes.

Em 2012, a vaca Girolanda, “Goteira” do criador, Rogério Souza, da Fazenda Primavera município de Guiratinga (MT), sagrou-se a Grande Campeã do 20º Torneio Leiteiro, produzindo um total de 47,567 kg de leite durante a competição.

NOVILHAS 1ª CRIA

No entanto, o mais surpreendente desta 21ª Edição do Torneio Leiteiro, está sendo a competição paralela entre as sete “Novilhas de 1ª Cria” inscritas.

No ano passado, a novilha “Jóia”,  foi a Campeã do torneio, produzindo 34,767 kg de leite, e este ano as primeiras ordenhas, já apontam performances surpreendentes, como a da novilha “Moranga”  do pecuarista Joaquim Neto de São José do Povo, que largou na frente nesta quarta-feira (14), com uma produção de 38,100 kg/leite, superando inclusive, algumas vacas adultas que disputam a competição principal.

A segunda colocada na disputa 1ª Cria é a novilha Azira do pecuarista Ernando Cabral que já atingiu a marca de 34,400 kg nesse primeiro dia de ordenhas.

A expectativa agora é quanto às próximas ordenhas que serão realizadas nesta quinta e sexta-feira (16), quando termina o torneio leiteiro. O campeonato promete!