terça-feira, 13 de agosto de 2019

Força tarefa de Secretários deve resultar em ações para fiscalização da situação dos ambulantes




Ailton Lima

  Pelo menos quatro secretários, mais o procurador do município e a chefe da Vigilância sanitária estiveram participando da Reunião de Ordem do Dia da Câmara Municipal nesta terça-feira (12), para discutir o cumprimento de algumas leis municipais que disciplinam a ocupação de espaços públicos por vendedores ambulantes na cidade.
  Na oportunidade também foram discutidas ações de fiscalização e combate à poluição sonora, bem como, as dificuldades que a população vem enfrentando com relação ao descarte de inservíveis (lixo), bem como a imensa formação de bolsões de lixões por toda a cidade, por falta de ecos-pontos.
  Durante a reunião também foram elencadas as dificuldades que o poder público enfrenta com relação à sua responsabilidade de ofício na regularização/fiscalização dos vendedores ambulantes no município, e também o cumprimento de pelo duas Leis Municipais que tratam do assunto.
  Na verdade, todos os secretários foram unânimes em dizer que não possuem pessoal (material humano) suficiente para realizar estas fiscalizações, e ainda justificaram que para a maioria das situações, somente uma “força tarefa” conjunta entre as pastas afins, poderia fazer frente à necessidade de enfrentamento do problema, mas de forma organizada e sem o risco de se cometer injustiças.
  Além das questões legais, também foram discutida as questões sociais e humanitárias que envolvem os pequenos comerciantes ambulantes, que trabalham na comercialização de produtos e alimentos.
 Participaram da reunião, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Milton Luiz de Araújo, o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito Rodrigo Metello de Oliveira, o Secretário Municipal de Meio Ambiente João Copetti Bohrer, a Secretária Municipal de Receita Erazilene Valentim Silva, o Procurador Geral do Município Anderson Flávio de Godoi, e a responsável pela Vigilância Sanitária no município Geraldina Benedita Ribeiro da Silva.
  Ao final da reunião, os servidores públicos se comprometerem em se reunir e montar uma força-tarefa para que um grande processo de fiscalização seja realizado em toda a cidade.