terça-feira, 18 de julho de 2017

Vereadores recepcionam representantes da Associação de Pais de Autistas



O Vereador Dr. Orestes Miráglia, juntamente aos seus pares, recepcionou a psicóloga Érica Rezende Barbieri, que se fazia acompanhar da Promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis. 

As duas  foram à Câmara Municipal solicitar apoio dos vereadores para o "Projeto Autismo nas Escolas", bem como, contratação de profissionais mediadores para auxiliar no processo ensino/aprendizado na rede pública de ensino. 


Conforme a psicóloga, existem hoje em Rondonópolis, cerca de 300 crianças apresentando o Transtorno de Expectro Autista...Dessas, 120 frequentam a escola regular, e carecem de uma atenção especializada.

Érica Rezende  que tem filho autistas iniciou uma campanha ha cerca de cinco anos e articulou a criação de uma Associação de Pais de Autistas para ajuda mutua.




Conforme  psicóloga, atualmente entre cada 45 crianças que nascem no mundo,uma poderá apresentar o Transtorno de Espectro de Autismo, o que na opinião dela, já se configura uma epidemia global;

O problema na verdade é a falta de diagnóstico preciso, já que o transtorno apresenta mais de 500 sintomas e pode ser facilmente confundido com outras enfermidades. 


A psicóloga também lembrou aos vereadores a necessidade de contratação de mediadores para atuarem nas escolas da rede publica, melhorando o processo de inclusão social e estabelecendo acompanhamento especializado para estes pacientes especiais no seu processo de ensino aprendizado.

Os vereadores se mostraram sensibilizados e se comprometerem em ajudar no que for possível para sanar este problema.