sexta-feira, 21 de junho de 2013

"ARTIGO" - O que eu vi nos bastidores do protesto

Nos bastidores do protesto
Guilherme Filho/ Jornalista 
A versão Cuiabana do protesto que vem acontecendo em todo o Brasil foi marcada pela disputa velada entre facções políticas infiltradas no movimento. A panfletagem apócrifa, a presença de carros de som e a omissão das TV’s locais não deixaram dúvidas da interferência deles. Como resultado vimos uma multidão de jovens embalados pela onda nacional, porém alheios aos fatos que marcam a corrupção em Mato Grosso. Dava para perceber no rosto da gurizada que, a eles faltava informação. A expressão na face da maioria não demonstrava indignação e sim euforia por estarem participando de uma mobilização gigante, empolgante e “que “ainda lhes permitiam protestar contra os políticos”, de forma genérica, é claro. Alguém poderia perguntar: afinal queria um protesto violento? Claro que não.  Apenas faço o registro de um fato inquestionável: o movimento de protesto em Cuiabá nasceu atrelado a grupos políticos. Tem finalidade eleitoral nesse bonde de alienados. Entre os 40 mil participantes, alguém viu cartazes cobrando alguma coisa do Legislativo municipal ou dos responsáveis pela onda de escândalos do Judiciário?, alguém citando fatos lamentáveis como o escândalo dos remédios, a falência do MT Saúde ou as licitações fraudulentas do prefeito Mauro Mendes?  Aliás, o movimento se concentrou na frente da prefeitura com que objetivo? Respondo: para atender os PS’distas rivais do prefeito Mauro. Mas em compensação terminaria na Assembleia para agradar PD’tistas e tucanos, estes com alvos em Riva e Silval. Só faltou combinar com os outros trinta e nove mil  e novecentos jovens que saíram do faceboock. Alguns raros mais politizados, mas formados na sua maioria por alienados da internet que vieram para a rua praticar as mesmices que compartilham na mídia social. Vieram criticar de forma genérica, citando os gastos com a Copa, os mensaleiros do PT e a homofobia do deputado Feliciano. Sobrou vontade e desprendimento pela participação que rendeu essa bela fotografia de 40 mil pessoas na Avenida do CPA. Uma bela demonstração de civismo por parte de famílias até com crianças, senhoras idosas e alguns servidores da Educação. Mas faltaram politização e informação na mente, e indignação no rosto pintado de verde e amarela dessa geração que vai determinar o futuro deste Estado e desse país.


Guilherme Filho – É Jornalista em Cuiabá

“MANIFESTAÇÕES’ - Rondonópolis dá show de cidadania e reúne mais manifestantes que a capital Cuiabá

Concentração da manifestação na Praça Brasil - foto: Bruno Torquete
Que a cidade de Rondonópolis é considerada uma das cidades mais politizadas do estado, não é segredo para ninguém! Prova disso foi a maciça participação popular na manifestação realizada na tarde/noite de ontem (20), quando pelo menos 10 mil pessoas entre, jovens, estudantes, acadêmicos universitários, populares, comerciantes, e famílias inteiras desfilaram pelas ruas da cidade, demonstrando a sua insatisfação com o poder público e suas políticas fantasiosas, numa demonstração cívica de cidadania e democracia. 

Por aqui, como de resto por todo o país, a manifestação foi orquestrada e organizada através das redes sociais. Rondonópolis conseguiu reunir mais que o dobro de manifestantes presentes na passeata da capital Cuiabá realizada na quarta-feira.

Mas, infelizmente não faltaram os “espíritos de porcos”, descompromissados com as demandas das verdadeiras mudanças que a população tanto almeja e tanto busca!  Esses vândalos travestidos de manifestantes, tentaram também aqui, empanar o brilho da manifestação popular promovendo agressões gratuitas à profissionais da imprensa, e contra próprios públicos. Por sorte, essa tentativa de sabotagem ao movimento, não surtiu o efeito desejado, pois a grandiosa maioria não objetivava e nem apoiava a violência.

Todavia, ficou a mensagem das ruas... Chega de impunidade!, Chega de corrupção! Mais investimentos na saúde, educação e segurança... E o mais importante: Transparência total na gestão pública! Por isso fica a dica: Que os nosso dignatários parem, ouçam as vozes das ruas e atendam as reivindicações.

O gigante acordou, os seus filhos demonstraram que não fogem à luta, e pelo visto, não pretendem ficar deitados em berço esplêndido!

Por todo o país, a população demonstrou claramente a sua insatisfação com os partidos políticos e suas permissivas manobras, bem como, com os governantes de uma maneira geral, mormente o Governo Federal, por conta da falta de compromisso com as demandas sociais, e pela prática nefanda de tomar decisões de cima para baixo, não procurando ouvir e nem respeitando a vontade da população.

Também não é segredo para ninguém, que a corrupção rola solta em praticamente todo o Governo Federal (Ministérios), em muitos Governos Estaduais e, principalmente nas administrações municipais, incluindo a de Rondonópolis, segundo denúncias tornadas públicas nos meios de comunicação locais.

A população demonstrou ainda a sua insatisfação com as agremiações políticas (partidos), que perderam, ou nunca demonstraram ter identidade popular. Esses chamados “Clubes de Bacanas” se tornaram agremiações de interesses de grupos privilegiados, que se organizam como quadrilhas para enganar e assaltar a população, legislando em causa própria, e fugindo do propósito real que deveria ser a defesa do interesse público e não de grupos.

Infelizmente os partidos políticos e seus signatários indistintamente, usam da “legitimidade” conferida pelo voto popular para agir impunemente contra os interesses da população e defender os interesses dos grupos que os mantém e controlam.

Por conta dessa promiscuidade, na relação entre o poder constituído e os “iluminados representantes do povo”, surgem e se fortalecem as relações de corrupção e desmandos praticadas contra os interesses da população.

Enquanto isso, o povo sofre e é humilhado, nas filas de hospitais e de postos de saúde país afora mendigando um atendimento médico e uma atenção sabidamente de má qualidade. Na educação a situação é ainda mais preocupante: Os salários de fome pagos aos educadores, tem ao longo dos anos, desmotivado esse que num país sério, é considerado o mais importante segmento social, pois é responsável pela formação e qualificação da população e da nação. 

Aqui, são simplesmente desrespeitados e ignorados! E isso são apenas algumas, das inúmeras situações de humilhação e desrespeito a que somos submetidos todos os dias. Por isso, a luta não é apenas pela redução de meros centavos em passagem de ônibus! É muito mais... É tudo isso que está aí afrontando a inteligência e a vontade popular!

E a farra continua... O endividamento da máquina pública, resultante das mazelas praticadas por gestores incompetentes e descompromissados com o erário e o interesse públicos, aumentam a cada dia. As políticas públicas mal planejadas e ineficazes não chegam à população que continua pagando os desmandos e sendo humilhada a todo momento.

Mas isso tudo tem que acabar! A farra e o desrespeito com o dinheiro público tem que cessar imediatamente! Precisamos interromper e quebrar essa nefasta corrente que aprisiona e maltrata o povo, mantendo-o à margem das decisões, ignorando as suas necessidades. Ano que vem tem Eleições e Copa do Mundo ao mesmo tempo, e os políticos vão querer utilizar esse evento como anestésico para entorpecer a visão da população, desviando o foco principal do evento mais importante: que serão as Eleições Gerais.

O manifesto nacional deu mostras de que a população está insatisfeita e alguma coisa precisa ser feita urgentemente! E que não venham os tais políticos que se acham os deuses da política da enrolação, achar que com apenas conversas e falácias políticas desprovidas de credibilidade, vão contornar a situação usando a retórica dos discursos vãos, e enganar o povo novamente, que enfim acordou, e quer ver respeitados os seus direitos e suas vontades!  


Fica o alerta: Políticos coloquem as suas barbas de molho, ouçam as vozes das ruas e atendam! Talvez ainda de tempo de salvar a sua reeleição! E viva a democracia!!