sexta-feira, 21 de junho de 2013

“MANIFESTAÇÕES’ - Rondonópolis dá show de cidadania e reúne mais manifestantes que a capital Cuiabá

Concentração da manifestação na Praça Brasil - foto: Bruno Torquete
Que a cidade de Rondonópolis é considerada uma das cidades mais politizadas do estado, não é segredo para ninguém! Prova disso foi a maciça participação popular na manifestação realizada na tarde/noite de ontem (20), quando pelo menos 10 mil pessoas entre, jovens, estudantes, acadêmicos universitários, populares, comerciantes, e famílias inteiras desfilaram pelas ruas da cidade, demonstrando a sua insatisfação com o poder público e suas políticas fantasiosas, numa demonstração cívica de cidadania e democracia. 

Por aqui, como de resto por todo o país, a manifestação foi orquestrada e organizada através das redes sociais. Rondonópolis conseguiu reunir mais que o dobro de manifestantes presentes na passeata da capital Cuiabá realizada na quarta-feira.

Mas, infelizmente não faltaram os “espíritos de porcos”, descompromissados com as demandas das verdadeiras mudanças que a população tanto almeja e tanto busca!  Esses vândalos travestidos de manifestantes, tentaram também aqui, empanar o brilho da manifestação popular promovendo agressões gratuitas à profissionais da imprensa, e contra próprios públicos. Por sorte, essa tentativa de sabotagem ao movimento, não surtiu o efeito desejado, pois a grandiosa maioria não objetivava e nem apoiava a violência.

Todavia, ficou a mensagem das ruas... Chega de impunidade!, Chega de corrupção! Mais investimentos na saúde, educação e segurança... E o mais importante: Transparência total na gestão pública! Por isso fica a dica: Que os nosso dignatários parem, ouçam as vozes das ruas e atendam as reivindicações.

O gigante acordou, os seus filhos demonstraram que não fogem à luta, e pelo visto, não pretendem ficar deitados em berço esplêndido!

Por todo o país, a população demonstrou claramente a sua insatisfação com os partidos políticos e suas permissivas manobras, bem como, com os governantes de uma maneira geral, mormente o Governo Federal, por conta da falta de compromisso com as demandas sociais, e pela prática nefanda de tomar decisões de cima para baixo, não procurando ouvir e nem respeitando a vontade da população.

Também não é segredo para ninguém, que a corrupção rola solta em praticamente todo o Governo Federal (Ministérios), em muitos Governos Estaduais e, principalmente nas administrações municipais, incluindo a de Rondonópolis, segundo denúncias tornadas públicas nos meios de comunicação locais.

A população demonstrou ainda a sua insatisfação com as agremiações políticas (partidos), que perderam, ou nunca demonstraram ter identidade popular. Esses chamados “Clubes de Bacanas” se tornaram agremiações de interesses de grupos privilegiados, que se organizam como quadrilhas para enganar e assaltar a população, legislando em causa própria, e fugindo do propósito real que deveria ser a defesa do interesse público e não de grupos.

Infelizmente os partidos políticos e seus signatários indistintamente, usam da “legitimidade” conferida pelo voto popular para agir impunemente contra os interesses da população e defender os interesses dos grupos que os mantém e controlam.

Por conta dessa promiscuidade, na relação entre o poder constituído e os “iluminados representantes do povo”, surgem e se fortalecem as relações de corrupção e desmandos praticadas contra os interesses da população.

Enquanto isso, o povo sofre e é humilhado, nas filas de hospitais e de postos de saúde país afora mendigando um atendimento médico e uma atenção sabidamente de má qualidade. Na educação a situação é ainda mais preocupante: Os salários de fome pagos aos educadores, tem ao longo dos anos, desmotivado esse que num país sério, é considerado o mais importante segmento social, pois é responsável pela formação e qualificação da população e da nação. 

Aqui, são simplesmente desrespeitados e ignorados! E isso são apenas algumas, das inúmeras situações de humilhação e desrespeito a que somos submetidos todos os dias. Por isso, a luta não é apenas pela redução de meros centavos em passagem de ônibus! É muito mais... É tudo isso que está aí afrontando a inteligência e a vontade popular!

E a farra continua... O endividamento da máquina pública, resultante das mazelas praticadas por gestores incompetentes e descompromissados com o erário e o interesse públicos, aumentam a cada dia. As políticas públicas mal planejadas e ineficazes não chegam à população que continua pagando os desmandos e sendo humilhada a todo momento.

Mas isso tudo tem que acabar! A farra e o desrespeito com o dinheiro público tem que cessar imediatamente! Precisamos interromper e quebrar essa nefasta corrente que aprisiona e maltrata o povo, mantendo-o à margem das decisões, ignorando as suas necessidades. Ano que vem tem Eleições e Copa do Mundo ao mesmo tempo, e os políticos vão querer utilizar esse evento como anestésico para entorpecer a visão da população, desviando o foco principal do evento mais importante: que serão as Eleições Gerais.

O manifesto nacional deu mostras de que a população está insatisfeita e alguma coisa precisa ser feita urgentemente! E que não venham os tais políticos que se acham os deuses da política da enrolação, achar que com apenas conversas e falácias políticas desprovidas de credibilidade, vão contornar a situação usando a retórica dos discursos vãos, e enganar o povo novamente, que enfim acordou, e quer ver respeitados os seus direitos e suas vontades!  


Fica o alerta: Políticos coloquem as suas barbas de molho, ouçam as vozes das ruas e atendam! Talvez ainda de tempo de salvar a sua reeleição! E viva a democracia!!

Nenhum comentário: