terça-feira, 13 de março de 2012

"LUTO NO ESPORTE" - Morre aos 84 anos Dimas Carratte, 1º árbitro de futebol de Rondonópolis


    Morreu na manhã desta terça-feira (13), aos 84 anos de idade vitima de parada cardiorrespiratória proveniente de complicações de um câncer na bexiga, o viúvo, ex árbitro de futebol, ex escrivão/ex delegado de polícia e ex despachante, Dimas Carratte.

Dimas lutava há cerca de dois anos contra um “Câncer na Bexiga”, tendo sido submetido a inúmeras sessões de quimioterapia e radioterapia.

O seu quadro de saúde se agravou na última terça-feira ( ) e o pinheiro teve que ser internado na Santa Casa de Misericórdia onde acabou vindo a óbito na manhã desta terça-feira (13), por volta das 9h.

O seu corpo está sendo velado desde às 15h, na Capela 01 do Cemitério Municipal de Vila Aurora, onde será sepultado às 9h desta quarta-feira (14).

PIONEIRO

O pioneiro Dimas Carratte era natural de Corumbá (MS), e chegou em Rondonópolis em meados de 1961, estabelecendo-se com a família.

Carismático e desportista, Dimas angariou uma legião de amigos atuando como o primeiro árbitro de futebol amador do recém-surgido movimento futebolístico rondonopolitano.

Ao lado de “Roleta”, outro pioneiro já falecido, Dimas dava vida às manhãs e tardes dos finais de semanas rondonopolitanos, apitando nos anos 60 e 70 as disputadas e concorridas partidas de futebol amador, entre as equipes pioneiras do Batidinha, Olaria e Santos FC e Paraibana.

O palco de suas ações variava entre o campo de futebol localizado no quadrilátero central da cidade onde hoje funciona a Escola estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP), entre as avenidas Amazonas e Cuiabá, e Ruas, João Pessoa e Fernando Correia e, o recém inaugurado Estádio Engenheiro Luthero Lopes, na avenida Bandeirantes, espaço que atualmente abriga um grande supermercado.

O árbitro desportista chegou a dirigir a então emergente, Federação Mato-grossense de Futebol por uma temporada.
Dimas ficou viúvo da companheira Aúrea Zorron Carratte há cerca de 24 anos.

O pioneiro era um homem dado ao trabalho e de 1961 a 1982, desenvolveu diversas atividades na cidade, começando como escrivão de polícia, árbitro de futebol, despachante e delegado de polícia nomeado.

Em 1982, o pioneiro deixa a cidade e se muda para o estado de Rondônia, mais precisamente para a cidade de Costa Marques (RO), onde exerceu a atividade de “Encarregado/Gerente” de uma propriedade rural, por 22 anos, retornando em 2004.

Dimas deixa quatro filhos, Paulo Fernando Carratte (Nando); Daise Maria Zorron Carrate; Ricardo Fernando Zorron Neto e Maria Helena Zorron Carrate. O pioneiro deixa ainda, genros e noras, quatro netos e um bisneto.

Nenhum comentário: