quarta-feira, 5 de junho de 2013

"EXERCÌCIO ILEGAL" - Falso médico é preso em flagrante clinicando em hospital de Porto dos Gauchos - MT

A Polícia Civil prendeu ontem terça-feira (4), uma pessoa que se passava por médico na cidade de Porto dos Gaúchos, cidade da região Noroeste de Mato Grosso. Ele foi detido dentro do  Hospital Municipal. 

O Suspeito respondia pelo nome de “Alex” e já ha algum tempo vinha realizando atendimentos médicos na cidade, tanto  no PSF Urbano, como no próprio Hospital Municipal, inclusive auxiliando em cirurgias, sempre usando o carimbo de um médico credenciado.

Alex chamou atenção de algumas pessoas justamente pelo fato de não usar o próprio nome em suas receitas médicas o que motivou alguns cidadãos porto-gauchenses a procurar a Policia e o Ministério Público. Ao averiguar o fato nesta terça-feira o delegado  André Luís Barbosa autuou o falso médico em flagrante delito por exercício ilegal da profissão e falsa identidade.

Informações preliminares dão conta de que  Alex seria  na verdade um estudante de medicina de uma universidade da Bolívia,  e que dizia que estava fazendo estágio em Porto dos Gaúchos, auxiliando o citado médico, de quem ele usava o carimbo nas prescrições médicas/receitas.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) nenhum estudante de medicina tem autorização para atuar fora de hospitais universitários ou credenciados por faculdades de medicina, onde são supervisionados por professores. 

No caso de estudantes provenientes de universidades estrangeiras, só é permitida a sua atuação em território nacional, depois de se formarem e se submeterem ao programa nacional de revalidação de diploma médico, conhecido como "revalida". 

O CFM esclarece ainda, que qualquer pessoa que realize “atos médicos” sem estar devidamente registrado no CRM do respectivo estado, está cometendo o crime de exercício ilegal da medicina, sendo portando considerado falso médico.

A Polícia e o Ministério Público agora tentarão esclarecer quem autorizou a atuação do falso médico em Porto dos Gaúchos.  A Secretária Municipal de Saúde Silvia Sirena se encontra em Cuiabá acompanhando  uma pessoa que sofreu um acidente automobilístico na madrugada do dia 3. 

O delegado André Luís Barbosa ainda não se prenunciou sobre o caso. 
Fonte: Porto Notícias

Nenhum comentário: