quarta-feira, 6 de abril de 2016

ELEIÇÕES 2016: PMDB entra na disputa e lança Rodrigo Metello como pré-candidato a prefeito

Jairo Pradela  e Rodrigo Metello - pre-candidato

By: Ailton Lima

O Presidente do Diretório Municipal do PMDB de Rondonópolis, Jairo Pradela, reuniu a Imprensa local na tarde desta quarta-feira (6)  na Câmara Municipal, e oficializou a entrada do partido na corrida política das Eleições de Outubro visando a Prefeitura Municipal, e lançou o nome do empresário Rodrigo Metello.

Segundo Pradela, o nome de Rodrigo foi apreciado e aprovado pela diretoria e executiva do partido como pré-candidato à disputa do comando da Prefeitura Municipal em Outubro deste ano.

Rodrigo Metelo, 41 anos, é empresário, natural de Rondonópolis, casado, e disputou uma eleição de vereador no ano 2000.

Mesmo sendo um nome desconhecido do grande público, Rodrigo saiu na frente e colocou o seu nome à disposição do partido como pré-candidato a prefeito.

Todavia, alguns analistas políticos de plantão, vêem essa pré-candidatura apenas como um balão de ensaio do partido. Até porque, para que Rodrigo seja realmente oficializado como candidato a prefeito pelo PMDB, ele terá que provar que o seu nome possui força suficiente para aglutinar a militância do partido em torno do seu projeto, precisa mostrar força de articulação para atrair outros partidos para compor o arco de aliança, e ainda, atrair novos simpatizantes, ampliando o leque de possibilidades.

O problema é que tudo isso terá que ser feito no mais tardar, até, a convenção do partido que está marcada para Agosto deste ano.

Na verdade o partido possui nomes com maior densidade eleitoral, maior expressão política e melhores possibilidades de êxito numa eventual disputa eleitoral, como é o caso do Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira (o Fulô), e Adonias Fernandes, que gozam de muito prestígio junto às comunidades locais, e muitos outros nomes. Sem contar que Adonias e Fulô, são muito bem articulados, podendo aglutinar muito mais forças políticas em torno de um projeto político visando a prefeitura.

Muitos ainda acreditam que outros nomes deverão surgir nessa disputa interna, e o candidato que reunir as melhores condições, deverá ser homologado oficialmente na convenção.
A ultima vez que o partido dirigiu o município, foi com o então prefeito Zé Carlos do Pátio, que deixou o PMDB e ingressou no Partido Solidariedade.

Durante o anuncio da pré-candidatura, o Presidente do Diretório, Jairo Pradela, ainda respondeu questionamentos dos jornalistas quanto aos desgastes políticos que o seu partido vem enfrentando a nível nacional, após o anúncio oficial do desembarque de apoio ao Governo Dilma Rousseff.

Sem querer entrar no mérito da discussão, Pradela lembrou que o seu partido, ao contrario do que acontece a nível nacional, conta com  pouca rejeição na cidade. Ele repassou que estudos, reuniões e encontros estão sendo feitos com diversos partidos, para costurar acordos que irão formar o arco de aliança que vai possibilitar a disputa na majoritária e nas proporcionais.

Quanto aos questionamentos dos jornalistas, Jairo desconversou e  declarou que “o partido não comete crimes: Quem comete crimes são as pessoas. Nós não vamos fazer embates ou tecer críticas a gestores anteriores. Nós temos que passar uma régua e pensar sério, sobre a Rondonópolis dos próximos anos, e formarmos um arco de alianças com partidos fortes que também queiram o melhor para a cidade”, finalizou.

Nenhum comentário: