quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Greve de carcereiros e superlotação faz delegado regional solicitar a juiz que libere os presos provisórios da 1ª DP


Carceragem da 1ª DP- Foto: Ailton Lima
Ailton Lima

Mesmo tendo sido declarada ilegal pelo Desembargador Dirceu dos Santos do Tribunal de Justiça do estado no dia 20/11, a greve do Agentes Prisionais vem causando problemas em todas as unidades prisionais de Mato Grosso. E aqui em Rondonópolis não é diferente.

As celas provisórias  do Plantão da 1ª DP estão lotadas com 18 presos provisórios sendo mantidos em condições subumanas, por conta da decisão da categoria em não receber os presos na Cadeia Pública anexa à Regional da Mata Grande, bem como, na Cadeia Pública Feminina.

Diane dessa situação desumana, o delegado regional Claudinei Lopes, mesmo entendendo e reconhecendo os direitos dos AGEPENS, disse que vai solicitar aos Juízes que soltem os presos provisórios.

“Infelizmente teremos de pedir aos juízes pra soltarem os presos q estão recolhidos nas celas provisórias do Plantão/1ªDP. Os agentes prisionais não acataram a determinação judicial e já são quase 20 presos. A falta de higiene, de comida, banho de sol, está causando revolta entre os detidos, o que pode gerar uma fuga em massa, além das violências contra os servidores da segurança que ali se encontram e as pessoas que são atendidas. Também há um preso com AIDS e uma presa surtando  (nervosa)na cela. Reconheço os direitos buscados pelos AGEPENs, mas está atingindo outras instituições parceiras e a sociedade”, externou o delegado.


Na terça-feira (220 a juíza de direito do Fórum da Comarca local Tatiana Lopes de Araújo Borges determinou que os Agentes recebessem os presos provisórios imediatamente, mas não foi obedecida. 

A situação está crítica, ainda mais hoje (24), quando as Polícias Civil e Militar deflagraram a quinta edição da “Operação Integrada Mato Grosso Seguro” em Rondonópolis, e muitos pessoas deverão ser presas.

Nenhum comentário: