terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Duzentas famílias ocupam área de antigo ‘Clube Ypê’ na Paulista



Ailton Lima

Desde as 5h da manhã desta terça-feira (27) pelo menos 200 famílias estão ocupando os quase 13 hectares da área do antigo Clube Ypê na Vila Paulista.

A área do antigo clube que está abandonada há mais de 20 anos, tem sido motivo de reocupação para os moradores da vizinhança que tem visto as várias piscinas do antigo clube abandonadas enchendo de água das chuvas e servindo de criadouro de mosquitos e pernilongos, incluindo o da dengue.


Na verdade, tudo indica que a área tenha sido adquirida por uma empresa de transportes da cidade há alguns anos, e recentemente teria sido permutada com a respectiva empresa, passando a ficar sob responsabilidade do município. Mas, nem esta informação pode ser confirmada.

O fato é que as mais de 200 famílias oriundas da própria região, como bairro: Paulista, Altamirando, Alfredo de Castro e até do residencial Padre Miguel que foi desocupado recentemente pelo atual prefeito Percival Muniz, ocuparam a área, já demarcaram seus lotes com metragens de 10x 20 m cada e estão fazendo a limpeza dos lotes, prometendo para começarem a construir bem rápido os barracos.

As pessoas afirmam que vã permanecer na área porque não tem onde ficar. “Estamos cansados de ficar amontados em casa de parentes vivendo de favor sem ter um lugar para morar. Nós vamos aguardar que alguém da prefeitura, ou alguém da equipe do futuro prefeito Zé do Pátio, para vir aqui conversar com a gente e resolver essa situação”, falou um dos ocupantes da área.

Outro falou que confia no bom coração do prefeito eleito, pois vê nele um “pai para os pobres”.

Segundo informações colhidas pela reportagem no local, mais famílias deverão chegar área até o final de semana. “Na verdade são quase 12 hectares e daria para assentar muita gente”, explicou um dos envolvidos na ocupação.

O grupo não apresentou uma comissão de negociação, mas disse que já estão definindo entre as pessoas, as que irão conversar cm as autoridades para resolver esse impasse.

Uma informação veiculada entre a equipe de transição do prefeito Zé do Pátio era de que ele já teria um projeto de restauração do antigo projeto d PETI extinto pelo prefeito Percival e que iria beneficiar as milhares de famílias assentadas nos novos residenciais criados nas imediações e que de certa forma já compreendem uma nova cidade dentro de Rondonópolis.



Nenhum comentário: