sexta-feira, 10 de março de 2017

Temporal com vento forte derruba Pé de Ipê, cartão postal da Praça Brasil

Flagrante da queda e o curto circuito

Ailton Lima

O temporal seguido de ventos fortes que se abateu sobre a cidade de Rondonópolis na arde desta sexta-feira (10), acabou por destruir um dos cartões postais mais significativos da cidade: O pé de Ipê amarelo que há muitos anos servia como atração turística durante sua florada (julho/agosto), e enfeitava a Praça Brasil (tombada como patrimônio histórico), localizada no Centro da cidade.

A forte ventania acabou derrubando a frondosa árvore que desde a década de 1970, encantava as pessoas e embelezava a cidade, como um dos mais belos cartões-postais da cidade, tendo sido eleito inclusive, como uma das setes maravilhas da cidade, durante uma pesquisa de opinião pública,  realizada pelo Jornal A Tribuna em agosto de 2007.

Durante aqueda da árvore, parte de seus galhos atingiu a linha de energia que fica do outro lado da rua Arnaldo Estevão, em frente a Igreja Matriz provocando um curto circuito e interrompendo o tráfego no local.

Equipes da concessionária de energia e profissionais do Corpo de Bombeiros foram acionados para isolar o local e promover a remoção dos galhos e do que sobrou do velho Ipê Amarelo.

A cidade perde um dos seus mais importantes símbolos de beleza natural.





Praça Brasil/Ipê Amarelo (A Tribuna) – A Praça Brasil é a mais cuidada de Rondonópolis, sendo uma das primeiras áreas de lazer da cidade. 

O local, palco de festas, movimentos, jogos, entre outros, foi motivo de recomendação de tombamento, devido ao seu valor histórico da área para o Patrimônio de Rondonópolis. Dentre as recomendações para o tombamento da praça está o Ipê Amarelo que, desde a década de 70, encanta a população rondonopolitana e seus visitantes. 

A sua florada era uma atração à parte. Foram inclusos como uma única opção por estarem muito próximos um dos outros e, dessa forma, muitas pessoas acabam associando um local ao outro.


Nenhum comentário: