terça-feira, 15 de maio de 2012

"ASSUME HOJE" - Juiz eleitoral confirma vaga na prefeitura e convoca presidente da Câmara Hoje (15)


    O Juiz Eleitoral da 45ª Zona eleitoral deve comunicar hoje (15), a vacância da prefeitura e convocar presidente da Câmara Municipal para assumir a prefeitura, após a confirmação da cassação do prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB) pele Pleno do TRE/MT.

Conforme informações, depois da publicação da decisão do Acórdão contrário ao recurso de apelo impetrado pelos advogados do prefeito, contestando a decisão da cassação no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral na sexta-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), produziu o documento que confirma a vacância no cargo de prefeito e autoriza a posse do presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho, como prefeito de Rondonópolis.

Todavia, caberá ao Cartório Eleitoral a comunicação e notificação das autoridades envolvidas.

Após ser notificado, Ananias Filho assumirá a prefeitura imediatamente de forma provisória e terá 30 dias de prazo para convocar e realizar uma eleição indireta.

Esta eleição terá a participação apenas dos 12 vereadores, e serão eles que irão decidir quem vai ocupar a prefeitura até o final do ano, concluindo este mandato.

Esta eleição indireta estará aberta a candidatura de qualquer cidadão maior de idade, em pleno gozo dos seus direitos políticos, ou seja: estar filiado há mais de um ano num partido político e em dia com a justiça eleitoral

Segundo informações de bastidores, neste momento apenas dois vereadores teriam condições políticas de disputar a eleição indireta: Ananias Martins Filho (PR) e Mohamed Zaher (PSD). Segundo os bastidores, apenas estes dois têm condições políticas de reunir e aglutinar forças suficientes na câmara para vencer o pleito.

Na semana passada o presidente da Câmara conversou com a imprensa e repassou que iria aguardar a comunicação oficial da Justiça Eleitoral, para e manifestar.

Mas nos bastidores, Ananias já teria confidenciado que assim que assumisse a prefeitura iria fazer algumas modificações no secretariado, para garantir a governabilidade. Tudo indica que o próprio Ananias deva concorrer à prefeito na eleição indireta.

Se eleito, tanto ele, quanto quem vencer o pleito interno, poderá candidatar-se à reeleição a prefeito em outubro deste ano.

Todavia, depois que assumir a vaga de prefeito, ainda que provisoriamente, Ananias não poderá mais disputar a reeleição como vereador, disputando uma das 21 vagas abertas este ano.

Nenhum comentário: