quinta-feira, 29 de março de 2012

"EXPECTATIVA" - Novela da cassação de Zé do Pátio pode ter fim hoje


Zé do Pátio (PMDB)

    A novela da cassação ou não do prefeito José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé do Pátio (PMDB), pode estar chegando ao fim hoje (29), quando o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso se reúne para mais uma sessão de julgamento.

O prefeito está sendo acusado pelo Ministério Público Eleitoral de abuso de poder econômico e gastos ilícitos de campanha nas eleições de 2008, quando teria distribuído 2,8 mil camisetas de forma irregular para militantes do partido, fiscais e delegados.

Por duas vezes, o processo contra o prefeito entrou em votação no TRE. A primeira vez foi na terça-feira dia 20/03, quando recebeu três votos favoráveis à sua cassação, mas a votação foi interrompida, por conta de um pedido de vistas do jurista substituto André Luiz de Andrade Pozetti.

Na quinta-feira (22), o processo não entrou em votação novamente em virtude da não apresentação da análise do pedido de vistas efetuado por André Pozetti.

No entanto anteontem, terça-feira (27), o processo voltou à pauta de votação no Pleno, e acabou recebendo mais dois votos a favor da cassação. Pozetti acompanhou o voto do relator que pede a cassação de Pátio, bem como o juiz Sebastião Arruda Almeida.
Mas um novo pedido de vistas, agora feito pelo vogal Samuel Franco Dalia Júnior, adiou novamente o resultado final do julgamento, que pode acontecer hoje (29).

Segundo os analistas de plantão, com cinco votos favoráveis à cassação, dificilmente o prefeito escapa ileso desse julgamento. Até porque só falta o voto, do vogal Samuel Dalia.

REPERCUSSÃO

Na sessão de ontem quarta-feira (28), da Câmara Municipal, lideranças de vários partidos políticos incluindo o PMDB, se manifestaram e saíram a favor do prefeito, conceituando-o de integro e honesto, e que de certa forma estaria sendo vitima de uma injustiça, pelo momento politico que está passando.

Na verdade, o que ocorre nos bastidores é uma verdadeira luta surda de interesses cada um querendo se manifestar e se posicionar politicamente correto diante da situação e aos olhos da população sem parecer insensível, e sem demonstrar interesse demasiado na eventual cassação do prefeito.

Muito provavelmente, no final da tarde de hoje, a situação muda, o assunto se resolva em definitivo, e as agora contidas manifestações de solidariedade ao prefeito vão mudar, e com certeza vão se revelar assumindo o real e verdadeiro interesse: o de assumir o paço municipal, ainda que por poucos meses, e entrar para a história administrativa e política do município.

Na verdade, os que agora estão se solidarizado ao prefeito com toda certeza não vêm a hora do mesmo ser cassado para eles assumirem o seu lugar e prometer fazer tudo diferente do que o Zé fez, ou deixou de fazer. E aguardar para ver!

Nenhum comentário: