sexta-feira, 2 de março de 2018

RESPOSTA: Presidente da Coder promete agilizar projeto de recuperação da Rua 10 no Nova Era

Vereador vistoria local da cratera-Fotos/ Ailton Lima


Ailton Lima

Um pleito do vereador Dr. Orestes foi atendido na manhã desta sexta-feira (02), quando o presidente da CODER, Sergio Roberto Guimarães e o diretor Técnico da companhia estiveram na Rua 10, no Jardim Nova Era, e prometeram agilizar o projeto de recuperação da cratera que se abriu na passagem do “Córrego Queixadinha”, sob a via publica e está tomando metade da pista de rolamento, tornando quase intransitável o trafego na rua.

Ao fiscalizar o local o vereador pode perceber a razão da destruição: a forma como a obra foi feita não satisfaz ás exigências, já que foram utilizadas manilhas de pequeno lastro e que, em razão de entulhos que são jogados no canal, acabam entupindo e represando a água que por sua vez, destrói tudo a sua volta, pra continuar seu curso.

Coder sinalizou o local para evitar acidentes

Os diretores da CODER realizaram a sinalização/demarcação do local com astes metálicas, telas plásticas sinalizatórias e adesivos reflexivos, para evitar acidentes, e se comprometeram com o vereador e com representantes da comunidade que se encontravam no local em acelerar a produção do projeto para recuperação do local, retirando as manilhas que foram instaladas na passagem do córrego, substituindo-as por aduelas de concreto, que possuem vazão mais larga e condizente com a situação e devem evitar o represamento da água das chuvas e destruição na via publica e propriedades privadas pela força das águas das chuvas.

Entulhos entupiram as manilhas e represaram a passagem da água


Um exemplo disso foi o que foi feito uma Rua Acima da’ Rua 10’, mais precisamente na Rua Antônia Josefa da Silva a antiga “Rua F” onde foram instaladas aduelas de concreto e não mais foi registrado inundação ou entupimento.

O vereador conversou com moradores do local que agradeceram a sua pronta intervenção, bem como à boa vontade demonstrada pela direção da Coder em atender prontamente a demanda dos moradores.

MINA D’ÁGUA

Ainda durante a visita à cratera, o vereador foi informado sobre a existência de uma mina d’água localizada num terreno baldio, fundos da residência da senhora Celsa Villagra Teixeira, moradora há mais de 30 anos no local e que tem cuidado da preservação da mina de água esses anos todos. Na verdade, o local se ainda não foi catalogado, deve se constituir numa APP- Área de Preservação Permanente e contar com mais atenção dos poderes constituídos, por se tratar de uma fonte hídrica.
Moradora Celsa Villagra, aponta a mina ao vereador Orestes
Por conta da quantidade de terrenos e construções no entorno da mina, a mesma poderá estar com suas águas contaminadas devido à presença de muitas foças sépticas próximas, mas ainda assim é um fonte hídrica, e portanto, merecedora de toda proteção ambiental possível.


Nenhum comentário: