quarta-feira, 1 de março de 2017

Coração de Mato-grossense viaja mais de 700km para ser transplantado em paciente do DF


O órgão saiu de Rondonópolis (MT) para Brasília em um avião da FAB e seguiu para local da cirurgia em helicóptero do Detran
Um paciente do DF receberá o coração de um doador mato-grossense. O órgão viajou mais de 700 quilômetros em um avião da Força Aérea Brasileira e seguiu do aeroporto de Brasília para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) em um helicóptero do Detran, num voo que durou cerca de cinco minutos.
A aeronave foi acionada pela Central Nacional de Captação de Órgãos e aguardava a chegada da equipe médica. De acordo com o Detran, que auxilia a secretaria de saúde no transporte de órgãos a serem transplantados, este foi o 14º coração que o helicóptero levou até o ICDF nos últimos dois anos.
O órgão chegou no fim da tarde desta terça-feira (28/2) e os procedimentos cirúrgicos estão marcados para começar ainda nesta terça. Este é o quarto transplante do tipo só em 2017. Segundo a secretaria de Saúde, dois desses pacientes tiveram de esperar cerca de 90 dias e os outros dois conseguiram um coração novo em menos de 30 dias.
No ano passado, 20% dos transplantes cardíacos realizados pelo ICDF ocorreram em crianças. Dos 30 procedimentos, quatro foram pediátricos.
Fonte: Correio Brasiliense

Nenhum comentário: