quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Vereador Hélio Pichioni denuncia: INSS de Rondonópolis não tem nenhum médico perito


Ailton Lima

O médico e vereador Dr. Hélio Pichioni (PSD), denunciou nesta quarta-feira da Tribuna Livre da Câmara Municipal durante a realização da 4ª Sessão Ordinária, que a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social- INSS, se encontra sem nenhum médico perito lotado na unidade.

Em outros temos a unidade local da Previdência Social chegou a ter seis médicos peritos lotados na regional e prestavam trabalhos aos milhares de usuários segurados do sistema, realizando perícias e avaliações técnicas que possibilitavam o recebimento de recursos (ajuda pecuniária) em benefícios sociais, para aposentadorias, auxilio doença, auxílio acidente, entre outros.

Então a falta de médicos peritos no INSS, tem provocado muitos dissabores e desconforto aos usuários, além de fortes prejuízos pois muitos deles se cadastram no sistema para exames periciais, e chegam a ter que aguardar até um ano para realizar uma simples pericia médica/técnica.

O pior, segundo a denuncia do vereador é que muitos pacientes chegam a se deslocar para outros estados como Rondônia na tentativa de conseguir a tão sonhada perícia, e após realizarem despesas sem mesmo estar podendo, acabam não sendo atendidos, o que gera ainda mais complicações a já preocupante situação pessoal e financeira dos segurados/usuários.

Pichioni repassou que há mais de um ano vem lutando para resolver essa situação e sensibilizar os políticos da bancada federal do estado, para aderirem e auxiliar nessa demanda de conseguir novos médicos peritos para atuarem na cidade.

Ainda conforme o vereador, ele já procurou por diversas vezes a Superintendência Regional da Previdência em Cuiabá, mas segundo foi informado, cabe a direção geral em Brasília (DF), a incumbência de designar servidores para a unidade local.

Nesta quarta-feira, o vereador externou que entrou em contato com o senador José Medeiros em Brasília e conseguiu dele, a garantia de que vai envidar esforços e fazer ações junto ao Ministério da Previdência Social para tentar equalizar a situação da unidade de Rondonópolis e resolver esse impasse.

O vereador repassou que também vai pedir ajuda ao senador Wellington Fagundes (PR) e aos representantes do estado, para auxiliarem na solução dessa demanda.


Vereadores como o Dr. Orestes Miráglia (SD) e Juary Miranda se mostraram sensíveis e solidários aos pleitos do colega Pichioni e se comprometeram em reforçar e apoiar as ações necessárias para a completa solução do impasse na unidade do INSS.

Nenhum comentário: