quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TRANSPARÊNCIA:Vereador cobra inexistência de laboratório de certificação de qualidade



Ailton Lima/Secom

O vereador Jailton do Pesque Pague (PDT), presidente da comissão de transporte e obras da Câmara Municipal, enalteceu a importância da fiscalização das obras públicas por parte dos vereadores, e cobrou providências, quanto à certificação das mesmas.

Conforme o vereador, atualmente cerca de 80 obras, envolvendo investimentos de mais de R$ 130 milhões, estão sendo executadas na cidade, algumas delas dentro do cronograma, outras em fase de iniciação e outras paradas.

“É de fundamental importância, a fiscalização dessas obras pela Câmara Municipal, e nós temos feito isso. Mas identificamos que não existe um laboratório de análise de materiais técnicos, que possam certificar a qualidade dos materiais empregados nelas, bem como, se aquele devido material corresponde ao que consta do edital e do contrato de licitação”, questionou o vereador.

Jailton revelou que “Rondonópolis não tem nenhuma empresa de gerenciamento e acompanhamento de execução de obras, certificando a qualidade das obras públicas. E isso precisa mudar, porque são investimentos públicos, é dinheiro público sendo aplicado, e a população precisa saber que seu dinheiro está sendo gasto em obras de qualidade”, pontuou.

Ainda conforme o vereador, atualmente as próprias empresas executoras das obras é que fazem a certificação e isso, é no mínimo incomum, assegurou Jailton.


Em sua fala, o vereador chegou a sugerir ao presidente da casa, que a Câmara contrate um técnico (engenheiro) e ou uma empresa especializada para acompanhar a execução das obras, bem como certificar que os materiais empregados são mesmo os que constam no contrato.

Nenhum comentário: