quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Vereador Batista denuncia situação caótica na Coder

vereador Batista da Coder (SD),

Ailton Lima

O vereador Batista da Coder (SD), ao fazer uso da Tribuna Livre na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal em 2017, e efetuou sérias denúncias de descaso, má gestão e o estado de completa calamidade da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis-Coder.

De acordo com o vereador que atuou por muitos anos na companhia e conhece bem a realidade da empresa, a situação da companhia é caótica.

Segundo o vereador, tem caminhão parado na companhia há mais de um ano, simplesmente por falta de uma bateria que custa cerca de R$ 650,00.

Conforme Batista a administração anterior pagou apenas os terceirizados das empresas maiores e de maior vulto, deixando de lado os pequenos, e mais fracos que tem apenas um veículo lotado na Coder e precisam dos pagamentos atrasados. Ainda segundo o vereador tem fornecedores de materiais diversos, materiais de limpeza, combustíveis etc, até quatro meses sem receber.

Nas denuncias feitas da Tribuna e à imprensa, o vereador denunciou que os antigos gestores deixaram as máquinas e equipamentos todos sucateados, e a empresa sem um litro de óleo diesel se quer para movimentar os veículos e máquinas.

Quanto às cobranças que a população vem fazendo exigindo a limpeza e esvaziamento dos ‘Eco-pontos’ (pontos coletores de lixo domestico), a Coder ainda não teve como fazê-lo, por conta das máquinas se encontrarem, sem combustível e sem condições de uso, o que tem deixado a Companhia sem condições de tocar as obras.

Todavia, conforme Batista, a nova diretoria em conjunto com a municipalidade, empresários e parceiros da iniciativa privada, já estão se organizando numa força tarefa, para um grande mutirão de limpeza da cidade marcado para se iniciar no próximo dia 28.

O mutirão vai começar pela região do Jardim Europa e Atlântico descendo para os demais bairros adjacentes até a região das Chácaras Pica-pau, fazendo a limpeza de lotes e reparando as ruas sem pavimento, e reparando a iluminação pública.

Batista denunciou que os colaboradores da Coder estão sendo dispensados e mandados para casa, enquanto as ruas e bairros permanecem cheios de mato e lixo, precisando ser removidos, e as ruas cheias de buracos porque a companhia não tem como tocar as obras.

O vereador defende uma auditoria e levantamento completo na contabilidade financeira e fiscal para se conhecer a real situação da empresa, que ao que tudo indica, deverá revelar muita irregularidade.
Na verdade diante da situação, o parlamentar sugeriu ao prefeito fazer uma auditoria na administração inteira começando pela Coder.


Para que a empresa possa dar sequencia ao seu trabalho em todos os segmentos da cidade, será necessário abrir o orçamento, e estabelecer novos contratos, para que não se incorra em crime de improbidade e responsabilidade fiscal, realizando obras sem contrato. 

“É preciso que os nossos gestores e políticos tenham mais responsabilidade e transparência no trato com a coisa pública”, finalizou

Nenhum comentário: