sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Milton Mutum: missão de integrar as forças produtivas com a sociedade, trabalhadores e comunidade política



Ailton Lima

Esta semana a reportagem do 'Blog do Costa' conversou com exclusividade com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Milton Mutum para saber quais seriam as suas prioridades e linhas de trabalho à frente da pasta.

Milton enfatizou que em primeiro lugar a determinação do prefeito foi incumbi-lo de ser o intermediador e o reaproximador das forças produtivas locais, quais sejam os grupos empresariais, comerciais, industriais e os trabalhadores e, o poder público.
Para tanto, o secretário estabeleceu quatro frentes de trabalho para a sua pasta: Quais sejam: Administração Geral dos seis Distritos Industriais; todos com problemas!

O segundo ponto: ‘Departamento de Turismo’: cuja determinação do prefeito foi para que se avance mais na questão da exploração do Turismo. A cidade tem muito a oferecer, mas ainda é um segmento subutilizado e pouco explorado. Conforme Mutum, a cidade precisa desenvolver atrativos para se tornar um polo de turismo local e regional.

O terceiro ponto será: ‘Ciência e Tecnologia’. Nesse campo a cidade já explora a Incubadora de Empresas através do Instituto GEOS. Depois tem a já tradicional FECIT- Feira de Ciências e Tecnologia; que por questões estratégicas foi remanejada para o mês de Outubro; ela engloba todas as Escolas (públicas e particulares), e universidades em projetos de ciência e tecnologia, desenvolvendo uma gama de informação e ideias que acabam se transformando em grandes oportunidades de negócios futuros.

Segundo Milton Mutum, esse segmento será muito bem trabalhado junto com a sociedade e aos respectivos Conselhos, no sentido de se fomentar novos estudos e acabar revelando muitos novos talentos que existem dentro de cada grupo de escolas (públicas e privadas), universidades, empresas, etc.

E por fim, o quarto ponto de atenção, o ‘Fomento’; cujo foco serão as micros, pequenas e grandes empresas, que a prefeitura precisa dar o devido suporte, tanto para a criação, instalação, bem como, para o desenvolvimento e atuação.

“Uma as determinações do prefeito reside exatamente nesse segmento: Ele quer uma aproximação maior do poder público, para que grandes projetos sejam realizados. O foco principal serão os micros empresários, e micros empreendedores. Mas a ideia é que o micro se torne pequeno, o pequeno se torne médio e o médio grande e assim todos cresçam sucessivamente, e todos possam estar dentro dessa cadeia criando oportunidades de trabalho e desenvolvimento para todos no nosso município”, repassou Mutum.

Para o secretário serão então quatro desafios, quatro direções dentro da secretaria, e a determinação do prefeito é justamente promover uma maior integração entre o micro, o pequeno, o médio e o grande empresário.

“Ele quer uma integração entre a classe trabalhadora, a classe empresária, comercial, industrial, politica, enfim, ele me disse: eu quero que você seja o intermediador. O prefeito entende que se, se conseguir a união e interação entre essas forças produtivas, toda a cidade e sociedade ganham”, reiterou.

DIFICULDADES DO TURISMO: DESCONHECIMENTO!

Nesse segmento, é entendimento do prefeito e do secretário que Rondonópolis precisa partir para investimentos mais fortes em Turismo de Massa.

“Nós temos espaços belíssimos, como o Parque Dom Osorio, a Cidade de Pedras no Parque João Basso, ambos localizados na região do Córrego Ponte de Pedras, e Gleba Carimã entre outros que ainda estão subutilizados, quase ninguém conhece, ninguém explora, e ninguém sabe o que fazer! E precisa que hajam mecanismos que possibilitem a devida exploração sistemática e sustentável desses recursos”, argumenta.

Rondonópolis possui inúmeras regiões com verdadeiros atrativos turísticos, como a Rodovia do Peixe possui inúmeros outros atrativos que precisam ser devidamente explorados, gerando empregos, rendas e mais recursos para o município e empreendedores. A indústria do Turismo é uma indústria que não polui, e gera dividendos para o município.

VISITA IMPORTANTE

O secretário adiantou que na semana passada ele intermediou uma reunião com o prefeito que recebeu o empresário João Godim, de Minas Gerais, considerado um grande investidor de Parques Temáticos que já está fazendo um investimento de turismo de massa na região, da ordem de R$ 30 Milhões.

Os seus investimentos estão espalhados em diversos estados como o: Beach Parque em Fortaleza (Ceará), interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rondônia e até em Sinop e Rondonópolis aqui no Mato Grosso.

A obra de Rondonópolis, por exemplo, localizadas na região da Rodovia do Peixe, já estão em andamento, e a primeira fase do empreendimento deverá ser inaugurada em agosto deste ano, segundo Mutum.

“Os investidores conhecem e acreditam no potencial turístico da região, bem como, na força da população. Rondonópolis é uma cidade populosa, bem localizada estrategicamente como polo atrativo, se postando como sede de uma região metropolitana que centraliza os 22 municípios da região Sul e para onde tudo converge”.

O secretário afirmou ainda que além desse grande investimento, outros mais também estão sendo realizados na região, como o ‘Thermas Cidade de Pedra’ (já em funcionamento), o ‘Vale Encantado’, na Gleba Rio Vermelho, e outros mais, pequenos e médios investimentos.

“Na verdade, todo esse esforço empresarial vem reforçar a aptidão desenvolvimentista e o espirito empreendedor dos empresários da cidade. São investimentos que geram emprego e renda e mais qualidade de vida não apenas para os nativos que poderão visitar e apreciar essas belezas e recursos naturais ou não, bem como, aos turistas e visitantes de outros municípios, regiões, estados e ate estrangeiros”, reforça.

A expectativa do secretário é que as coisas aconteçam a médio e longo prazos! Ele acredita que nos próximos cinco anos, se se seguirem os apoios e fomentos a essa indústria transformadora, Rondonópolis finalmente se consolide como um polo de turismo de massa.


“Já temos muita coisa hoje em termos de turismo na cidade e região que as pessoas ainda não conhecem. Por isso, uma das nossas atribuições será divulgar as potencialidades que a cidade já tem, e fomentar as novas e futuras oportunidades. O turismo de massa ou não, sempre fomenta a instalação de novos e diversos segmentos da economia criando mais oportunidades de trabalho, emprego e renda”, finaliza.

Nenhum comentário: