segunda-feira, 21 de novembro de 2016

IGUARIA: Festival Braseiro inova e apresenta ‘Suinish”, um ‘sashimi’ de carne suína


Ailton Lima

O Festival Braseiro considerado o maior churrasco do Centro Oeste, realizado no ultimo sábado em Rondonópolis foi um sucesso e apresentou algumas novidades, como o inovador “Suinish”, um ‘sashimi’ feito com filé de carne suína.

O criador da iguaria é Celso Luiz Castro, chef de cozinha de São José do Rio Preto (SP), e professor de gastronomia da UNAERP-Ribeirão Preto (SP) há 14 anos, e há 10 anos trabalhando no estado de Mato Grosso com a carne Suína representando e divulgando a Acrismat- Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso.

A criação do professor é feita com o filé mignon do suíno e usa ingredientes simples como: cebola; de preferencia a cebola Roxa que tem menos acidez; gengibre picado, shoyu; “e para quem gosta de um pouco mais picante, pode se colocar uma pimenta para dar um saborzinho. Um toque de limão no final também enriquece o prato”, esclarece Celso.

A novidade atraiu a curiosidade dos mais de 1.4 mil participantes que prestigiaram o Festival Braseiro, consumindo o que há de melhor na carne mato-grossense. 25 estandes apresentaram a maior vitrine da carne do estado, com mais de 30 cortes especiais.

Por se tratar de uma inovação gastronômica, o “Suishi”, ainda não poderá ser encontrado nos restantes locais, até que os chefes de cozinha aprendam e desenvolvam a técnica da nova iguaria.

Mas quem experimentou, gostou e aprovou o novo prato! É que existem muitas crenças populares referente à carne de porco, principalmente quanto ao seu consumo’ in natura’.

Mas de acordo com o professor Celso Luiz, hoje em dia a forma de produção da carne suína em granjas, é muito segura e saudável Segundo seus estudos, não existe nenhum riso em seu consumo, utilizando a técnica que ele desenvolveu.


Nenhum comentário: