terça-feira, 12 de agosto de 2014

“42ª EXPOSUL” - Promotoria expõe projetos que mudam a vida dos proprietários rurais‏


A Promotoria de Agricultura do Município de Rondonópolis apresenta na maior Feira rural do Centro Oeste, a Exposul, o trabalho que vem desenvolvendo na agricultura familiar local. Desde sábado (9), está montado no espaço destinado à prefeitura, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, uma área com amostras dos projetos realizados no campo pelo Executivo Municipal e produtores atendidos comercializam itens já industrializados aos visitantes.

Para Renato Mendes, o promotor de Agricultura do Gabinete de Desenvolvimento Econômico do município, disse que uma exposição do porte da 42º Exposul é a chance não só de valorizar e gerar renda ao pequeno produtor, mas também o momento de mostrar que o trabalho que está sendo realizado é sério, no intuito de estender o número de famílias atendidas. “Eventualmente pode ser que passe aqui alguém que tenha uma pequena propriedade e veja nosso aquário ou o tanque que fizemos e se interesse em produzir. Já quem compra as iguarias sabe que está adquirindo coisa de qualidade e valorizando a produção local”, reforça.

O promotor detalha que estão sendo vendidos, apenas no período noturno, verduras, hortaliças e vários produtos gerados pelas pequenas indústrias existentes nas comunidades rurais e apoiadas pelo Município. “Temos o polvilho, a farinha, o próprio mel e uma gama de defumados para o público consumidor. Toda renda obviamente é do próprio agricultor”, esclareceu Renato.

Já para exemplificar o “Mais Peixe”, programa que já construiu desde o início de 2013, gratuitamente, vários tanques em propriedades rurais e transformou os agricultores também em piscicultores, os interessados em entrar neste mercado podem tirar suas dúvidas com os técnicos no stand. “Temos um mini tanque no nosso espaço e ali tem Tambaqui, Tambatinga, Pintado e outras espécies que os piscicultores trabalham aqui. Fornecemos informações sobre a viabilidade de implantação, sobre o retorno financeiro e quaisquer outros questionamentos que o interessado tenha”, garantiu.

Ciclo de Palestras

A Promotoria de Agricultura do Município ainda organizará um ciclo de palestras durante a Exposul, no auditório Áureo Cândido da Costa, que ocorrerá na próxima quinta-feira (14) para tratar de vários temas não só a Agricultura Familiar como estratégias para o homem do campo mato-grossense. “Estas palestras ocorrerão com especialistas, a partir das 14 horas. E a primeira deles é uma professora doutora da UFMT que vai abordar o ‘manejo do bezerro leiteiro’. Após, um piscicultor de muito sucesso da região do Boa Vista, o Zeca, falará sobre sua área de atuação. Depois ainda teremos o Márcio Semprebom, do Sebrae, para falar sobre cooperativismo”, finalizou.

O ciclo de palestra será encerrado com a degustação do peixe e da linguiça produzidos aqui em Rondonópolis.

FONTE: ASCOM/PREFEITURA


Nenhum comentário: