quarta-feira, 18 de julho de 2012

“DIFUSÃO DE TECNOLOGIA”- Definido o Ciclo de Palestras Técnicas da 40ª Exposul


       Um dos mais importantes eventos da 40ª Exposul de Rondonópolis, considerada a principal feira difusora de tecnologia da região Centro-Oeste brasileira, o Ciclo de Palestras Técnicas edição 2012 já está definido: Começa no dia 06/08, segunda-feira, e vai até o dia 10/08, sexta-feira. Ao todo serão 19 palestras e dois Seminários: Painel Florestal e Seminário Aprosoja.

Segundo Arnely Paniago, coordenadora da Comissão Organizadora do ciclo, este ano, a exemplo dos anos anteriores, uma gama de relevantes temas relacionados à produção rural e o universo do agronegócio, como Conservação de Solo, Gestão rural, Manejo de Pastagens, Logística de Armazenamento e Comercialização, Logística Rodoferroviária, Linhas de Crédito e Financiamento, entre outros, estarão sendo apresentados ao público do campo através de palestras técnicas por renomados profissionais, especialistas e autoridades técnicas, regionais e nacionais.

Miguel Weber
Segundo o presidente da Comissão Organizadora da feira e presidente do Sindicato Rural, Miguel Weber, “o Ciclo de Palestras deste ano, terá a participação de empresas de ponta como a Cooperflora Brasil, a Fundação MT, APROSMAT, ACRISMAT, APROSOJA, FAMATO/SENAR-AR, Grupo SERENO, e Coordenação do Curso de Zootecnia da UFMT e, serão dirigidas a toda a cadeia do agronegócio, como micros, pequenos, médios e grandes produtores rurais, incluindo o segmento da agricultura familiar”. 

Os interessados em participar da abertura do Ciclo de Palestras deverão se dirigir inicialmente na segunda-feira (06/08), ao Pavilhão de Leilões de Elite “Inês P. Castro” e a partir de terça-feira (07/08), ao auditório “Áureo Cândido Costa”, do Parque de Exposições Governador Wilmar Peres de Farias. A entrada e a inscrição são gratuitas. 

Na abertura das palestras, a empresa Cooperflora Brasil apresentará um painel composto por sete palestras técnicas, direcionadas aos interessados em informações e investimentos em florestas (reflorestamento), cujos temas serão: “A Experiência do Pólo Florestal do Mato Grosso do Sul”; “A Experiência do Estado do Tocantins”; “O Envolvimento do Governo Estadual no Pólo Florestal do Sul de Mato Grosso”; “Incentivos Fiscais para a Industrialização Madeireira”; “O Papel da Cooperflora no Desenvolvimento do Novo Pólo Florestal da Região Sul de Mato Grosso”; “O Recém Inaugurado “Centro de Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop (MT)” e, “O Planejamento de um Projeto de Integração: Pecuária e Floresta”.

Na terça-feira (07), a partir da 7h30, a Fundação MT, abre um Ciclo de quatro palestras técnicas, falando sobre: “Adubação e Manejo para Sistemas de Produção no Cerrado”; “Manejo de doenças na cultura da soja: análise do cenário atual e perspectivas futuras”;  “Mecanização Agrícola e o uso de ferramentas para gestão da variabilidade espacial”, encerando o ciclo com um debate temático sobre o assunto.

No período da tarde a Coordenação do Curso de Zootecnia da UFMT em parceria com o Sindicato Rural, farão palestras ligadas ao bem estar animal: manejo racional em currais e embarques – “temperamento: qual a influência sobre a reprodução dos animais?”

Na quarta-feira (08), a partir da 7h30, até às 11h, a Coordenação do Curso de Zootecnia da UFMT fará uma palestra: “Manejo racional de bovinos de corte - O bem estar na fazenda”. No período da tarde, técnicos do Grupo SERENO, farão uma palestra sobre as “Vantagens do Confinamento”.

Na quinta-feira (09), A Aprosmat Associação dos Produtores de Sementes realizará duas palestras, com os temas: “O setor sementeiro no Estado de Mato Grosso e Brasil” e, “Nematóides – desafios”. No período da tarde a ACRISMAT, vai debater o "Cenário atual da Suinocultura".

Na sexta-feira (10), no encerramento da programação do ciclo de palestras técnicas da Exposul acontece o Seminário “APROSOJA - Logística Rodoferroviária em MT”. A abertura será às 9h, e vai contar com a presença de autoridades políticas representantes da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres; ALL – América Latina Logística; DNIT – Superintendência Regional no Estado de MT (Luiz Antonio Ehret Garcia – Superintendente); SINFRA (STPU) – Sec. de Infraestrutura (Sec. de Transporte e Pavimentação Urbana), e Arnaldo Alves de Souza – Secretário de Estado.
No encerramento do seminário, haverá um debate que vai contar ainda com o Presidente da FAMATO, Rui Prado; o deputado federal e Presidente da Frente Parlamentar de Logística, Homero Pereira e o deputado Wellington Fagundes (PR).

No período da tarde (14h às 16h), a FAMATO e SENAR, vão realizar três palestras técnicas sobre: "Contribuição Sindical Rural"; "Arrecadação do SENAR"; e “Caracterização e Oportunidades para o Agronegócio na Região Sul do Estado”.

Nenhum comentário: